Só quem trabalha com isso várias horas por dia, todos os dias da semana, todos os meses do ano, sabe que todas essas frases não passam de mitos ou “achismos”.
1º Mito: “Visto é sorte”
Não, o visto não é sorte. Toda aprovação depende de um conjunto de fatores (que vou listar no 4º mito), que são analisados na entrevista e no seu formulário. O assistente consular não vai aprovar um visto só porque ele é “bonzinho” ou porque a pessoa foi a “sortuda” da vez!
2º Mito: “No consulado X é mais fácil”
Não existe um consulado que seja mais fácil para aprovação do visto americano. Em todos os consulados ou embaixada o seu perfil será analisado da mesma maneira, a única coisa que pode ter diferença entre um consulado e outro é o número de solicitantes. O consulado de São Paulo e o do Rio de Janeiro, por exemplo, são os que recebem mais solicitações de visto e por isso a entrevista tende a ser mais rápida e pede-se menos documentos, mas isso não interfere na aprovação ou não.
3º Mito: “Carta convite ajuda”
Não gente, carta convite não ajuda, muito pelo contrário, em alguns casos pode atrapalhar. Ir ao consulado com uma carta convite, seja de amigos, conhecidos ou parentes não vai garantir a aprovação do seu visto. Ao utilizar uma carta convite você estará mostrando ao consulado que já tem um vínculo com os Estados Unidos. Então, você vai ter que apresentar ótimos vínculos com seu país de origem.
4º Mito: “Fulano não tinha nada e foi aprovado”
Essa é clássica
O que é não ter nada? É não ter carro, moto, imóveis ou uma renda extremante alta?
Você sabia que é muito comum solicitar o visto americano sem ter “nada”? Sim, é possível!
O assistente consular não quer saber se você tem carro, moto ou uma casa. Mesmo porque isso é muito fácil de vender e também não fala nada sobre você. Então o que eles querem saber?
Abaixo listei alguns pontos que eles analisam de verdade:
- Seu vínculo empregatício (há quanto tempo está na ocupação atual)
- Seu vínculo acadêmico (em alguns casos)
- Sua renda mensal ou a de quem vai patrocinar a sua viagem
- Seu vínculo familiar
- Se o seu plano de viagem é compatível com a renda informada
- E o propósito da sua viagem
Provavelmente a pessoa que foi aprovada e não tinha “nada” conseguiu atingir todos ou quase todos esses pontos, que na verdade é o que interessa pra eles.
Uma dica: Não saiam por aí acreditando em tudo que falam sobre o visto americano, ou sobre pessoas que aparentemente não tinham nada e tiveram o visto aprovado. Você não sabe o que foi preenchido no formulário DS160 dessa pessoa. Então quem tem boca fala o que quer.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.